News

Feijão-carioca: Começa a colheita no Paraná e o governo esfola o produtor

  • Fonte: IBRAFE
  • 01/12/2017

O movimento no campo voltou a acontecer ontem com mais intensidade. No interior de São Paulo aconteceram negócios com Feijões-dama nota 9 entre R$ 105/110, dependendo da umidade e do prazo de negociação. Vários produtores, em Minas Gerais e em Goiás não aceitaram ofertas de Feijões de boa qualidade abaixo de R$ 90.

Alguns compradores acreditam que estes produtores, em alguns dias, poderão ceder, afinal argumentam que o mesmo tipo de reação aconteceu em outros patamares que foram cedendo até chegar nestes níveis. A colheita de São Paulo caminha para o final, mas na região leste do Paraná, próximo a divisa com São Paulo, já há notícias de pequenas ofertas surgindo, de Feijão novo.

Os produtores estão em uma má fase e terão um Natal dos piores dos últimos anos. Têm de enfrentar espoliações de impostos, como a possiblidade da revogação da lei Kandir, que traria ICMS para Feijão e a confusão criada pelo judiciário e representantes dos produtores que não foram hábeis o suficiente para evitar a dupla tributação que ocorre com o Funrural.